Hospital Regional Hans Dieter Schmidt recebe doação de cadeira de rodas especial |
Secretaria de Educação inova com nova proposta e cursos profissionalizantes
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Matrículas abertas até 23 de fevereiro para a modalidade que combina flexibilidade de horários e qualificação profissional
A Secretaria de Educação dá um passo inovador neste ano ao lançar uma proposta revolucionária para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), consolidando a EJA 4.0 e reforçando a qualificação dos alunos por meio da oferta de cursos profissionalizantes. As matrículas estão abertas até 23 de fevereiro para aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental.
No novo modelo, os alunos que enfrentam desafios de disponibilidade para estudar presencialmente todos os dias da semana poderão escolher a modalidade oferecida nas escolas Dom Jaime de Barros Câmara e Laura Andrade. Nessa opção, as aulas presenciais ocorrem dois dias por semana, com três dias destinados a uma carga horária flexível. Nas demais unidades, as aulas presenciais estão programadas para quatro dias, reservando um dia para atividades com horário flexível.
O secretário de Educação, Diego Calegari, destaca que o novo modelo proporciona mais flexibilidade ao currículo, atendendo às necessidades de adultos que conciliam trabalho, família e demais obrigações. Além disso, destaca a integração com a formação profissional como diferencial. "A ideia é que o estudante não apenas obtenha a escolaridade, mas também saia da escola com uma qualificação profissional", explica.
A oferta dos cursos profissionalizantes acontecerá nos dias de carga flexível, em instituições parceiras, com a disponibilização de vale-transporte aos alunos. As opções para a qualificação profissional abrangem áreas administrativa, industrial, tecnológica e têxtil.
Calegari enfatiza a parceria com empresas para entender as demandas do mercado de trabalho: "Buscamos o apoio das empresas para formatar as capacitações de acordo com as necessidades do mercado, garantindo a empregabilidade dos alunos e proporcionando novas oportunidades."
Para os alunos que não têm disponibilidade para os cursos profissionalizantes, a EJA 4.0 ainda oferece a opção de realizar projetos de pesquisa, empreendedorismo ou na área de tecnologia, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e crescimento para todos os estudantes.
Como fazer a matrícula
Os interessados em realizar a matrícula deverão procurar a unidade em que pretendem cursar a EJA até 23 de fevereiro. Os documentos necessários estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville. As aulas começam em 7 de fevereiro.
A EJA atende alunos a partir de 15 anos que estejam em qualquer nível de aprendizagem e não completaram o Ensino Fundamental, sendo realizada em sete escolas pólo distribuídas pela cidade: Adolfo Bartsch (Pirabeiraba), Dom Jaime de Barros Câmara (Comasa), Joaquim Félix Moreira (Paranaguamirim), Escola de Jovens e Adultos (Itaum), Laura Andrade (Jardim Iririú), Rosa Berezoski (Jardim Paraíso) e Valentim João da Rocha (Vila Nova).
Deixe seu comentário